quarta-feira, 15 de julho de 2020

Émile Durkheim aula 1_3° Bimestre


            

          Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:   
  • A Revolução Industrial e a Revolução Francesa. 
  • A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na  Europa nos séculos XVIII e XIX. 
  • A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.


             A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa revolução também abriu caminho para a consolidação de um sistema republicano pautado pela representatividade popular, hoje chamado de democracia representativa. A Revolução Francesa só foi possível graças à popularização dos ideais do Iluminismo.

           Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, a consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 

            Émile Durkheim foi um psicólogo, filósofo e sociólogo francês do século XIX. Junto a Karl Marx e Max Weber, compõe a tríade dos pensadores clássicos da Sociologia. Apesar de Auguste Comte ter cunhado o termo Sociologia e estabelecido as necessidades de uma ciência que estudasse a sociedade, foi Durkheim quem formulou as regras do método sociológico e emancipou a Sociologia como uma ciência autônoma.   
  
        Durkheim também foi o primeiro docente a ocupar uma cátedra de Sociologia em uma universidade.  Um dos maiores teóricos de todos os tempos, ele é considerado o "pai da sociologia". Nasceu em Épinal, na França, no dia 15 de abril de 1858. Aos 21 anos de idade, ingressou na Escola Normal Superior de Paris, onde se graduou em Filosofia no ano de 1882.

          Seus trabalhos teóricos começaram quando ingressou na Universidade de Bordeaux como professor de pedagogia e ciência social. A partir daí, irá desafiar a sociedade acadêmica ao instituir um novo campo do saber: a Sociologia.

         Ele publicou centenas de estudos sociais, acerca de temas como educação, crimes, religião e suicídio, até morrer em Paris em 15 de novembro de 1917, onde encontra-se enterrado no Cemitério do Montparnasse.

O surgimento da sociologia de Durkheim

          Além de ser o fundador da "Escola Francesa de Sociologia", Émile Durkheim acumula mais alguns atributos, como constituir a Sociologia Moderna, ao lado de Max Weber. Além disso, é um dos responsáveis por tornar a sociologia uma disciplina acadêmica, ao conciliar a pesquisa empírica com a teoria, embasadas em rigorosos métodos.

             De acordo com Émile Durkheim,o fato social NÃO se caracteriza por  ser considerado um fenômeno inerente às representações (ideias) individuais. Os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:  Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.  A sociologia, para Durkheim, deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.

Dentre suas obras mais importantes, destacam-se:

Da divisão do trabalho social;
As regras do método sociológico;
O suicídio;
Formas elementares da vida religiosa;
Educação e sociologia.

            Só pelos títulos de Émile Durkheim dá para notar que esses livros foram motivados pelos conflitos e problemas sociais do século XIX e início do século XX. Neles constam estudos que abarcam: Desde a emergência do indivíduo até origem da ordem social / Desde a moral até estudo da religião / Desde a economia até a divisão social do trabalho.

           Durkheim viveu no momento de movimentos muito agitados na Europa: a Primeira Guerra, o avanço do capitalismo, imperialismo. Ele viu uma grande desordem acontecer, e chegou a conclusão de que a ordem tinha que ser restabelecida, com leis naturais e bem definidas na sociedade. Para ele, o que faltava era autoridade moral.

Apostila modulo 5  / Em defesa da ordem


Responda 

1- Quais foram os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia? 
2- De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:
3- A sociologia, para Durkheim, deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:
4- Qual é a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência? 
5- Quem foi Émile Durkheim? 
6- Explique o motivo de Émile Durkheim ser considerado o pai da sociologia, sendo que foi August Comte quem criou o termo sociologia? 
7- Cite as obras mais importantes de Émile Durkheim: 
8- Qual a abrangência dos estudos e pesquisas de Émile Durkheim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário